top of page
FB_IMG_1485851120343.jpg

TRAJETÓRIA

Os chefs Floriano Spiess e Giuliana Oliveira formam um casal afinado. Apaixonados por gastronomia, juntos conquistaram o título de nono melhor restaurante do Brasil na edição do Guia Quatro Rodas com o seu Floriano Spiess Cozinha de Autor.

 
A trajetória profissional de Floriano começou em 2001, na cidade turística de Canela, região sul do Brasil, onde ele graduou-se em Gastronomia na universidade Castelli e montou o seu primeiro restaurante, o Le Monde. Seu menu degustação conquistou uma legião de clientes e o restaurante recebeu a primeira estrela no Guia Quatro Rodas.


Em abril de 2011, o chef foi para a capital, Porto Alegre, onde abriu o restaurante Le Monde Villa Lina. Nesta casa, conquistou duas estrelas no Guia Quatro Rodas, da editora Abril e o título de restaurante revelação pela revista Veja, com unanimidade de votos. Também foi eleito o melhor chef da capital gaúcha (em 2012).

Em 2013, inaugurou em Porto Alegre o restaurante que levou seu nome, Floriano Spiess – Cozinha de Autor, em sociedade com sua esposa, Giuliana Oliveira, que já tinha a marca Negrita, de brigadeiros (docinho tipicamente brasileiro).

Com apenas quatro meses da nova casa,  conquistou novamente duas estrelas no Guia Quatro Rodas. Foi um caso inédito de restaurante com tão pouco tempo de operações atingir essa distinção.

Foi novamente eleito Melhor Chef de Porto Alegre, pela revista Veja (2013/2014) e pela revista Sabores do Sul. A Veja também elegeu o seu Menu Degustação como o melhor de Porto Alegre na edição de  2015.

Floriano foi eleito o nono melhor restaurante do país pelo ranking
do Guia Quatro Rodas Brasil em 2014 – o único restaurante da Região Sul –
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a constar entre os 10
primeiros colocados do ranking, com duas estrelas.

Inquieto por natureza, vinte anos de carreira e três restaurantes premiados, ele já andava apaixonado por Portugal.

A mudança definitiva aconteceu em 2018 e o casal escolheu Cascais, distante 25km de Lisboa para viver e trabalhar.

Atualmente, os chefs têm trabalhado como gostam: de forma artesanal e em linha direta com os clientes, que participam da elaboração do cardápio e podem sugerir receitas que lhes apetecem.

bottom of page